Recital de Piano por ocasião do Bicentenário da Proclamação da República do Paraguai - Chiara D'Odorico


A Embaixada da República do Paraguai em Portugal, com o apoio do Gabinete para os Meios de Comunicação Social (GMCS), apresenta o Recital de Piano de Chiara D’Odorico (Paraguai) com entrada livre, que se realiza na sexta-feira 22 de Novembro, às 19h00, na Sala dos Espelhos do Palácio Foz. Esta jovem e talentosa pianista paraguaia foi reconhecida com o “Diploma de Honra” no "XXIII International Piano Competition Roma 2013” nos primeiros dias deste mês.

O concerto no Palácio Foz, realiza-se no âmbito das actividades culturais (exposições de pinturas, dança tradicional, artesanato, exibições de cinema, literatura) que a Embaixada do Paraguai tem vindo a realizar em Portugal para comemorar o Bicentenário da Proclamação da República do Paraguai 1813-2013.

O programa do recital está dividido em duas partes, a primeira parte conta com um repertório de reconhecidos autores europeus, e a segunda parte, obras de autores latino-americanos, com especial destaque para Juego de Niños (1995 aprox.) de Jorge Lobito Martínez (1952-2003, Paraguai) e Sonatina (1997) de Nancy Luzko (1974,Paraguai).

Apesar da sua jovem idade, Chiara representou o Paraguai em diversos seminários, festivais e congressos com célebres maestros. Obteve prémios e reconhecimentos em vários concursos nacionais e internacionais, realizou numerosas apresentações em importantes salas de espectáculos e teatros no Paraguai e também no estrangeiro (Estados Unidos, Itália, Brasil e Argentina).

Na sua recente participação no prestigioso "XXIII International Piano Competition Roma 2013”, ganhou o Diploma de Honra (equivalente ao 4º lugar), sendo a única concorrente da América Latina na sua categoria, entre mais de 30 grandes pianistas de todo o mundo.

Chiara D’Odorico iniciou os seus estudos musicais ainda em criança, no conservatório de Música “Clave de Sol” (Assunção) tendo como professora à sua mãe Miriam de D'Odorico. Em 2009, inicia os seus estudos superiores no Instituto Universitario Nacional del Arte (Buenos Aires) na cátedra do célebre maestro argentino Manuel Massone, onde finalizou a Licenciatura em Artes Musicais orientadas para o Piano. Participou em diversas aulas magistrais e, ao longo do seu percurso musical, tem sido orientada por reconhecidos pianistas tais como Carmen Piazzini, Miguel Baselga, Armin Thalheim, entre outros.

Actualmente realiza um Mestrado em interpretação musical na Escola Superior de Música de Catalunya (ESMUC) em Barcelona – Espanha, com uma bolsa do Fundo Nacional da Cultura e das Artes do Paraguai, onde estuda com o maestro francês, Pierre Reach.


Mais informações sobre a artista em:

0 comments:

Enviar um comentário